Paralimpicos

04-06-2013 00:00

Os Jogos Paraolímpicos ou Paralímpicos são o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiênciaIncluem atletas com deficiências físicas (demobilidade, amputações, cegueira ou paralisia cerebral), além de deficientes mentais.

Os atletas paralímpicos têm procurado a igualdade de oportunidades para competir nos Jogos Olímpicos. O precedente foi criado por Neroli Fairhall, uma arqueira paralímpica da Nova Zelândia, que competiu nos Jogos Olímpicos de Verão de 1984 em Los Angeles. Em 2008,Oscar Pistorius, um velocista sul-africano, tentou se classificar para as Olimpíadas de 2008. Pistorius teve as duas pernas amputadas abaixo do joelho e corre com duas lâminas de fibra de carbono. Ele detém os recordes paralímpicos nas provas dos 100, 200 e 400 metros. Em 2007, ele competiu em seu primeiro meeting internacional em pista para não-deficientes, após o qual a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), órgão regulador do atletismo, proibiu o uso de qualquer dispositivo técnico que empregue "... molas, rodas ou qualquer outro elemento que forneça ao usuário uma vantagem sobre outro atleta que não utilize esse dispositivo."

Medalhas

A primeira análise apresenta as medalhas conquistadas (por tipo) ao longo das sete edições 
regulares portuguesas. Na tabela 1 são apresentadas as medalhas conquistadas em cada 
edição desde 1984. Nesta tabela são também apresentados os totais de medalhas (ouro, prata 
e bronze) conquistadas e a média de medalhas conquistadas por edição de Jogos Paralímpicos.
Embora, fazendo um inquérito, toda gente sabe dizer o número de taças que o Porto, o Benfica, o Sporting, entre outros clubes ja ganharam, ninguem é capaz de referir uma unica medalha que cada paralimpico tenha ganho. Isso é mau, pois também é cultura de Portugal, e a midia e canais televisivos, além da RTP2, deveriam promover mais os desportos alem do futebol.